O projeto de extensão “Ecoparque – Educação ambiental no Parque da Pedra da Boca” foi destaque no site da Universidade Estadual da Paraíba.
A matéria publicada falou sobre a ação desenvolvida no último dia 13, na qual os membros do projeto realizaram ações sobre a questão ambiental durante a romaria de Nossa Senhora de Fátima.
CEAPPG na EXPOTEC
Nos dias 6 a 10 de novembro de 2018 ocorreu no Centro de Convenções de João Pessoa a feira tecnológica EXPOTEC, organizada em parceria entre o Governo de Estado da Paraíba e a ANID (Associação Nacional para Inclusão Digital). Segundo os organizadores, mais de 4 mil pessoas visitaram a EXPOTEC 2018.
Os seguintes professores do Centro ministraram palestras neste evento nacional:
· Henrique Elias Cabral França (Usando a tecnologia no acompanhamento e fiscalização da gestão pública);
· Filipe Reis (Obsolência dos equipamentos eletrônicos);
· Fátima Araújo (O desafio do lixo na contemporaneidade: Alternativas de soluções para o Brasil);
· Lucila Vilhena (Como a tecnologia pode ajudar no alcance dos ODS).
A Professora Fátima Araújo, através de seu projeto de extensão e com a ajuda das cooperativas dos catadores, ficou responsável pela coleta de todo o material reciclável da feira, e ainda ministrou a “oficina de educação ambiental e coleta seletiva solidária”.
O CEAPPG ficou a cargo da coordenação das atividades da UEPB dentro do espaço reservado a ela na feira EXPOTEC. Ali organizamos um grande estande com a exposição dos principais projetos de extensão do Campus V, bem como, alguns light talks sobre temas relacionados à tecnologia, quais foram:
· “Desarmamento e Tecnologias Sensíveis” – Secretário Dr. Ernesto Mane Júnior;
· “Automação e Trabalho 4.0” – Prof. Dr. Cláudio Lucena;
· “Gestão Democrática e Controle Social” – Prof. Dr. Geraldo Medeiros Júnior.
O projeto de extensão MUNDI também participou da EXPOTEC trazendo um ambiente inovador. A proposta do projeto era oferecer aos participantes uma mini simulação de sessenta minutos a qual chamamos de MUNDI virtual, onde os delegados promoviam a negociação através das redes sociais Twitter e WhatsApp.