Projetos de Extensão

Conheça os nossos projetos de extensão!

Em Andamento

Práticas de Negociações Internacionais

O Modelo Universitário de Diplomacia é um projeto de extensão financiado pela UEPB/PROBEX desde 2009, do qual participam 10 estudantes da graduação em Relações Internacionais da UEPB. O projeto se apoia na organização de dois eventos, o MUNDI (Modelo Universitário de Diplomacia) e o Mini MUNDI, cujos público alvo são, respectivamente, estudantes do ensino superior e do ensino médio de escolas públicas. No Nordeste, foi o primeiro simulador de organizações Internacionais criado por estudantes de Relações Internacionais. A simulação permite uma abrangente discussão sobre temáticas que constantemente permeiam a agenda internacional, ou seja, é um exercício prático da teoria que os alunos aprendem, ao longo da vida acadêmica. O MUNDI integrará este Centro e as simulações dos próximos 4 anos terão os ODS como um tema central.

Educação Ambiental no Parque Estadual da Boca

Este projeto origina-se de pesquisas de campo na região e foi aprovado em 2016 no Edital do Ministério de Educação (e conta com recursos da ordem de R$ 250.000). O Projeto ancora três eixos/projetos dentro do Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna-PB. (1) um plano de Comunicação Ambiental para o PEPB; (2) Ações de Educação Ambiental: Domingo no Parque (realizado a cada 15 dias no PEPB durante 01 ano; Pesquisa, organização para geração de um catálogo com as principais formações rochosas (Pedras), Fauna e Flora do Parque. O Projeto é coordenador pela Profa. Dra. Alessandra Brandão (Araruna) e integrado por mais 10 alunos de graduação e outros dois professores. O Projeto portanto tem aderência com o ODS-4 “Educação” e o ODS 13 “Ação contra a mudança global do clima” e prevemos, incorporar novos alunos e professores de Relações Internacionais e Biologia (do Campus João Pessoa) em função de agendas coletivas de pesquisa.

Cineclube Campus V

Projeto coordenado pelo professor Dr. Filipe Reis Melo. Emprega o cinema como um canal educacional e como promotor da cidadania entre alunos do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rego, alunos da UEPB e pessoas da comunidade do bairro Cristo-Rangel. São selecionados filmes e documentários que ajudam a aprofundar as discussões acerca de vários temas de interesse social e educacional. Após cada projeção, ocorre um debate sobre os temas trazidos à tona pelo filme exibido.

MUDDE | Memória, sociedade e cidadania: reflexão para além dos muros acadêmicos

Projeto coordenado pelo professor Henrique Elias Cabral França. O MUDDE tem o objetivo de promover a reflexão através de rodas cidadãs, música e produção de conteúdo via redes sociais. É desenvolvido com os estudantes da UEPB Campus V e da Escola Estadual José Lins do Rêgo. Essa atividade reúne os estudantes em rodas de diálogo, realizam atividades de leitura relacionados à temática do projeto e organizam campanhas de conscientização sobre temas do cotidiano dos jovens.

Diagnóstico geoambiental integrado do município de Areia-PB como subsídio para o planejamento ambiental”, com vigência 2017-2018

Este projeto, financiado pela prefeitura de Areia, tem o objetivo de caracterizar o município de Areia-PB em seus aspectos geoambientais, visando a elaboração de mapas de vulnerabilidade ambiental, permitindo o estabelecimento de diretrizes e ações para projetos e implantação de políticas públicas.

 Mobilização, Inclusão e Formação de Catadores/as de materiais recicláveis da Cidade de João Pessoa

Projeto coordenado pela professora Dra. Maria de Fátima Ferreira de Araújo. É um projeto financiado pelo Ministério do Trabalho e a Secretaria de Economia Solidária. Tem como principal finalidade beneficiar cerca de 600 catadores/as de materiais recicláveis, sendo 70% não organizados e 30% já organizados em empreendimentos econômicos solidários (associações e cooperativas) existentes no município.

Coleta seletiva solidária na UEPB, Campus V: cumprindo o decreto 5.940 e A Lei 9,293 do estado da Paraíba

O objetivo é cumprir o marco regulatório que tem como base o decreto federal 5.940/2006 que determina que as Instituições Públicas realizem a Coleta Seletiva Solidária no Interior da Instituição e encaminhe todos os resíduos para as Associações de Catadores/as de materiais recicláveis. 

Grupo de Acompanhamento do Plano Estadual de Educação da Paraíba.

Ocorre em articulação com Conselho Estadual de Educação do estado da Paraíba, envolvendo os departamentos de Administração e Economia, Ciências Contábeis e Relações Internacionais, da Universidade Estadual da Paraíba. O Programa proposto surge das necessidades em se avaliar o Plano Estadual de Educação para o estado da Paraíba, referente ao período 2015-2025. Coordenado pelo Professor Doutor Geraldo Medeiros e conta com 4 professores doutores e 4 alunos de graduação.

Trilhas ecológicas e educação ambiental no Arboreto Jayme Coelho de Moraes, CCA/UFPB

Financiamento PROBEX/UEPB.

Fortalecendo a Inclusão Produtiva de Mulheres na Paraíba: Economia Solidária um Novo Jeito de Trabalhar

Financiamento PROBEX/UEPB.

Socialização do uso de bases científicas no âmbito das pesquisas acadêmica e escolar para as comunidades do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba e da Escola Estadual José Lins do Rêgo: Desafios na formação de novos pesquisadores.

Financiamento PROBEX/UEPB.